quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ler e escrever na escola - o Real, o Possível e o Necessário

Em Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário, livro de 128 páginas (Ed. Artmed, tels. 51/3027-7000 , para Porto Alegre e região, e 0800-703-3444, para outras localidades, 36 reais), a autora, Delia Lerner, discute as tensões envolvidas nessa questão e propõe soluções para transformar o cenário. Com embasamento teórico consistente, ajuda os educadores na compreensão do que precisa ser ensinado quando se quer formar leitores e escritores de fato.

Delia Lerner também explicita a importância de o professor criar condições para que os alunos participem ativamente da cultura escrita desde a alfabetização inicial, uma vez que constroem simultaneamente conhecimentos sobre o sistema de escrita e a linguagem que usamos para escrever. Com prefácio escrito por Emilia Ferreiro (autora do livro Estratégias de leituras) é obirgatória a leitura deste livro para quem trabalha com a Educação Infantil, professores alfabetizadores e especialistas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Ela ainda ressalta a importância dessa leitura para os estudantes de Pedagogia, estudantes de Letras (que ensinam por formação a Língua materna) e ainda os formadores de professores alfabetizadores.

Além de todas esses atributos dado ao livro, ainda destaco a leitura agradável e os contatos que a autora demonstra com seu leitor durante os capítulos. Délia explicita os caminhos percorridos para a criação dessa obra, e também se relaciona com seu leitor favorence através de suas palavras uma relação de proximidade no que se refere às práticas desenvolvidas durante as aulas.

Li, gostei e indico.



Geórgia Kelly
Formadora de educadores

Um comentário:

  1. Olá Georgia

    Fiz meu tcc neste assunto Leitura e vou começar a pós e também quero falar do mesmo assunto Leitura, e já estou a cata de material. Eu não li este livro da Delia, que parece ser muito bom, voce acha que ele vai melhorar o meu tcc de pós?
    um abraço grande.

    ResponderExcluir