Em Ler e Escrever na Escola - O Real, o Possível e o Necessário, livro de 128 páginas (Ed. Artmed, tels. 51/3027-7000 , para Porto Alegre e região, e 0800-703-3444, para outras localidades, 36 reais), a autora, Delia Lerner, discute as tensões envolvidas nessa questão e propõe soluções para transformar o cenário. Com embasamento teórico consistente, ajuda os educadores na compreensão do que precisa ser ensinado quando se quer formar leitores e escritores de fato.
Delia Lerner também explicita a importância de o professor criar condições para que os alunos participem ativamente da cultura escrita desde a alfabetização inicial, uma vez que constroem simultaneamente conhecimentos sobre o sistema de escrita e a linguagem que usamos para escrever. Com prefácio escrito por Emilia Ferreiro (autora do livro Estratégias de leituras) é obirgatória a leitura deste livro para quem trabalha com a Educação Infantil, professores alfabetizadores e especialistas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Ela ainda ressalta a importância dessa leitura para os estudantes de Pedagogia, estudantes de Letras (que ensinam por formação a Língua materna) e ainda os formadores de professores alfabetizadores.
Além de todas esses atributos dado ao livro, ainda destaco a leitura agradável e os contatos que a autora demonstra com seu leitor durante os capítulos. Délia explicita os caminhos percorridos para a criação dessa obra, e também se relaciona com seu leitor favorence através de suas palavras uma relação de proximidade no que se refere às práticas desenvolvidas durante as aulas.
Li, gostei e indico.
Geórgia Kelly
Formadora de educadores