quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

COSCARELLI, Carla Viana. "Livro de receitas do professor de Português: atividades para a sala de aula". 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.


O Livro de Receitas do Professor de Português trata-se de uma proposta de  um conjunto de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, com alunos de várias séries, a partir do quinto ano de escolarização. Segundo a autora, ele pode ser considerado como um manual (e não uma "camisa de força") que auxilia o professor na criação de atividades que atendam a uma nova perspectiva de ensino que surge, perspectiva esta que considera que o ensino de língua deve não mais centrar-se na gramática tradicional, mas na produção e na recepção de diferentes gêneros discursivos. Segundo essa perspectiva, o ensino da disciplina tem por principal objetivo o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita dos alunos.

Embora apresente somente a prática, o livro tem todas as suas atividades fundamentadas em teorias modernas e acompanhadas de referências para o aprofundamento nessas teorias. A obra é dividida em seis partes, seguindo a estrutura de um livro de receitas:


•Entradas e petiscos: nessa seção, estão atividades que ajudarão a se iniciarem discussões sobre fenômenos lingüísticos. Assim como os pestiscos, devem ser feitas (ou servidas) rapidamente.


•Saladas: apresenta atividades leves e alegres, que podem, inclusive, dispensar outros “pratos”, como ocorre com as saladas.


•Pratos quentes: são atividades que sugerem ao professor formas de ajudar os alunos a entender os textos.


•Variações sobre o mesmo prato: na seção, são sugeridas três atividades semelhantes, mas singulares. São três músicas de diferentes autores e gêneros, mas que mostram situações comunicativas peculiares.


•Sobremesas: aqui são apresentadas formas de se usar o computador nas aulas de português. Elas estão nessa seção, de acordo com a autora, por serem as mais desejadas pelos alunos, comparando-se à sobremesa.


•Cafezinho/licor: para finalizar, aseção traz atividades que se voltam para a pontuação, importante elemento na leitura e produção de textos.


Carla Viana Coscarelli é professora da Faculdade de Letras da UFMG. Suas principais áreas de interesse são a leitura e seu ensino. Nos últimos anos, tem se dedicado também à exploração dos modos de ler, escrever e ensinar em meios virtuais. Ela mantém um site onde podem ser encontrados diferentes trabalhos seus: http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/atuacao.htm


Postado por Laboratório de Didática do Ensino de Português às 09:00
(Autoria de Marianna Ferreira Drumond; aluna do Curso de Letras da UFMG. Adaptações de Geórgia Kelly Souza, Graduada em Letras, e pós Graduada em Ensino e Didática da Língua Portuguesa)